OMA Galeria apresenta "Achados e Perdidos", nova exposição de Nario Barbosa

OMA Galeria apresenta “Achados e Perdidos”, nova exposição de Nario Barbosa

Cultura & Lazer

Através do bordado, fotógrafo sergipano traz novo olhar para objetos esquecidos nos terminais de metrô da capital paulista.

Fotografias de objetos esquecidos em estações de trem e metrô são a matéria-prima para “Achados e Perdidos”, nova exposição de Nario Barbosa que fica em cartaz entre 13 de agosto e 29 de outubro na OMA Galeria. Com texto crítico de Ícaro Ferraz, a mostra apresenta 15 trabalhos inéditos do artista. 

OMA Galeria apresenta "Achados e Perdidos", nova exposição de Nario Barbosa
Foto: Nario Barbosa

Para criar a série que dá nome à exposição, o artista conseguiu autorização para fazer registros da seção de achados e perdidos de diversos terminais espalhados por São Paulo. Utilizando linhas coloridas e agulha para bordar ponto a ponto sobre as fotografias, Nario traz destaque para objetos banais. 

Ao visitar a exposição, encontram-se itens comuns, como chaves e óculos, e também objetos curiosos, como um par de alianças, ferramentas de trabalho e até uma pia. Sendo as estações locais de chegadas e partidas, o observador é convidado a imaginar as histórias dos proprietários, o que os levou a deixar seus pertences para trás ou por quê nunca retornaram para buscá-los. 

OMA Galeria apresenta "Achados e Perdidos", nova exposição de Nario Barbosa
Imagem: Nario Barbosa

Em seus 25 anos de produção, os espaços públicos e urbanos sempre foram temas de interesse para o artista, que por muitos anos atuou também como fotojornalista. O bordado é uma herança familiar, praticado pela mãe, primas e tias em Cedro de São João (SE), sua cidade natal. Através de um trabalho delicado, Nario mostra que também há beleza nos mistérios do cotidiano.

OMA Galeria apresenta "Achados e Perdidos", nova exposição de Nario Barbosa
Imagem: Nario Barbosa

Sobre Nario Barbosa

Há mais de 20 anos atuando como fotojornalista, o artista se apropria de imagens cotidianas durante o exercício de suas funções e produz um trabalho de intervenção na fotografia de diversas maneiras, do negativo ao papel fotográfico e com diferentes técnicas, como bordado e ponta seca.​

A pesquisa de Nario carrega uma herança do passado que é cuidadosamente explorada em sua obra. A intervenção nas fotografias proporciona ao seu trabalho uma releitura muito peculiar que se vê diretamente associada a questões que o próprio artista carrega. Através das cores e de um trabalho delicado, cenas por vezes melancólicas ganham novos significados pelo olhar sensível do fotógrafo. ​

Sobre OMA Galeria

A OMA Galeria foi fundada como o primeiro e único espaço privado de artes visuais do ABC, sob os cuidados do galerista Thomaz Pacheco em 2013. Em 2022, a galeria inaugurou sua segunda unidade, expandindo suas atividades para o bairro dos Jardins, em São Paulo. Em pouco tempo, a OMA tornou-se referência, destacando-se no circuito das artes visuais por seus projetos culturais promovidos pelos ramos OMA Educação e OMA Cultural. Atualmente, a galeria representa os artistas Andrey Rossi, Giovani Caramello, Júlio Vieira, Marjô Mizumoto, Michel Cena7, MOOLA, Nario Barbosa, Paulo Nenflidio e Renan Marcondes.   

Serviço:  

Achados e Perdidos

Local: OMA Galeria

Endereço: Rua Pamplona, 1197, casa 4 – Jardins – São Paulo, SP 
Data da abertura: 13/08/2022 
Horário da abertura: das 10h às 15h 

Visitação: 13/08 a 29/10/2022

Horário: terça a sexta-feira das 14h00 às 19h00 e sábados das 10h às 15h. 

Entrada gratuita. 
Informações: (11) 97153-3107 
contato@omagaleria.com  

Redes sociais 

Instagram 

Linkedin 

_______________________
Fonte: Comunicação/OmaGaleria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *