Sehal protocolo ofício contra eventos da Prefeitura de Santo André

Sehal protocolo ofício contra eventos da Prefeitura de Santo André

Cidades Santo André

Empresários reclamam que o excesso de programação gratuita prejudica o movimento dos bares

O Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) protocolou ofício na Prefeitura de Santo André solicitando a diminuição do número de eventos públicos realizados nas imediações do Bairro Jardim. O sindicato patronal alega que atualmente há excesso dessas atividades e que, portanto, diminui o movimento dos bares e restaurantes no local que tem grande concentração de estabelecimentos do setor de alimentação.

No documento, o Sehal registra o fato de ter recebido reclamação dos empresários sobre queda no faturamento e no número de clientes nos dias em que são realizados os eventos públicos. “Esperamos sensibilidade do poder público, já que o nosso setor foi prejudicado demais com a pandemia e tenta se reerguer”, disse Beto Moreira.

Proprietário do Old Town English Pub, no Bairro Jardim, em Santo André, Francisco Montiani Martins (o Kiko) disse que o excesso de programação pública prejudica os bares. “As pessoas vão aos eventos e deixam de sair e frequentar os bares”, comenta.

De acordo com Kiko, o movimento no seu estabelecimento cai cerca de 30% nos dias de evento. “Perdemos o dia de maior movimento, o sábado”, reforça.

Outro problema apontado por Kiko é a concorrência que ele considera desleal. “Nesses eventos têm vários food trucks, comercializam comidas e bebidas, mas não pagam os devidos impostos, não seguem as regras da vigilância sanitária, não tem alvará de funcionamento, entre outros. Enquanto nós, estabelecidos, somos obrigados a arcar com diversos custos, incluindo funcionários”, argumenta.

O empresário reconhece que os eventos públicos são necessários e devem ser organizados para atender a população, mas não devem tirar o público dos estabelecimentos do setor de alimentação. “Todo fim de semana é exagero, interfere na nossa atividade e é uma concorrência injusta”, aponta.

Sobre o Sehal

Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.

Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com data show, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

Sehal protocolo ofício contra eventos da Prefeitura de Santo André
Foto: Divulgação

____________________________

Fonte: Niceia Climaco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *