A importância da Avaliação Neuropsicológica

A importância da Avaliação Neuropsicológica

Saúde & Bem Estar

Levando em consideração sua pluralidade de atuação, a neuropsicologia é indicada para todas as idades.

Frente à nova realidade em um contexto pandêmico, novas práticas de atuações profissionais e pessoais se fizeram presentes para que houvesse adaptação a um cenário adverso. Nesse sentido, diante do encerramento das aulas presenciais, houve uma mudança de papéis nos lares brasileiros: os pais passaram a ser extensão dos professores, acompanhando diretamente os processos de aprendizagem dos filhos.

Esse acompanhamento escolar sistemático, realizado pelos pais, trouxe à luz questionamentos a respeito do desenvolvimento dos filhos. Será que a agitação apresentada durante as aulas remotas é comum? Por que meu filho me pergunta diversas vezes a mesma coisa? O que é dificuldade? O que é transtorno?

Pensar sobre essas perguntas – entre outras – nos conduzem a um denominador comum: Meu filho precisa de ajuda?

Muitas dessas reflexões, levaram a uma elevada procura por profissionais especializados para que, após avaliações, fossem traçadas intervenções pertinentes às necessidades observadas. A Avaliação Neuropsicológica, por sua vez, auxilia na investigação de potenciais alterações no funcionamento das funções cognitivas, comportamentais e emocionais.

Com o intuito de estudar a relação entre o cérebro e o comportamento humano, a neuropsicologia é a intersecção entre a psicologia e a neurologia. Através de entrevistas, aprofundamento da queixa trazida, aplicação de testes psicológicos padronizados e observações diretas, é possível compreender as áreas cerebrais que podem estar envolvidas nas dificuldades apresentadas pelo indivíduo e, mais do que isso, viabilizar a compreensão das potencialidades do paciente.

Levando em consideração sua pluralidade de atuação, a neuropsicologia é indicada para todas as idades. A avaliação de crianças, em particular, auxilia na investigação de problemas atencionais, dificuldades de aprendizagem, baixo rendimento escolar, hiperatividade, oposição, agressividade, impulsividade, ansiedade, entre outros. Para tanto, podemos obter, como resultados, o quociente de inteligência; o funcionamento das funções executivas; nível de memória e atenção; habilidades de percepção visual, organização, linguagem e controle motor, adicionado a captação de outros processos cognitivos.

A avaliação neuropsicológica pode nortear intervenções terapêuticas, com vistas a melhorar a qualidade de vida daqueles que necessitam de seus serviços. Caso sejam observadas alterações comportamentais sugestivas a uma avaliação, procure um profissional capacitado para atendê-lo. Procurar auxílio especializado para compreender nossos problemas, é o primeiro passo solucioná-los.

Taciane Seloto Souza

Psicóloga e Neuropsicóloga, do Espaço Clínico Ápice

CRP: 06/142622

A importância da Avaliação Neuropsicológica

______________________________
Fonte: JS Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *