AMEs da Fundação do ABC ofertam 227 vagas em ação para acelerar atendimentos no Mutirão de Cirurgias

AMEs da Fundação do ABC ofertam 227 vagas em ação para acelerar atendimentos no Mutirão de Cirurgias

Saúde

Iniciativa ocorreu em todo o Estado no sábado, como força-tarefa para agilizar a realização de procedimentos cirúrgicos

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) gerenciados pela Fundação do ABC participaram no sábado, 6 de agosto, de uma megaoperação organizada em todo o Estado de São Paulo, que objetivou a realização de 7,5 mil consultas de avaliação pré-operatória para o Mutirão de Cirurgias do governo estadual. A ação ocorreu em 22 hospitais e 41 AMEs e contou com mais de 1.000 profissionais de saúde. Pela FUABC foram cinco unidades envolvidas, com oferta de 227 vagas.

A grande mobilização de avaliação pré-operatória integra o Mutirão de Cirurgias que está em andamento em todo o Estado de São Paulo e na Capital, em parceria com a Prefeitura de São Paulo. A ideia agora é utilizar os AMEs aos sábados para agilizar as agendas de avaliação pré-cirúrgica. Todo esse esforço visa acelerar a fila de cirurgias acumuladas durante o período da pandemia, quando os leitos foram priorizados para o atendimento de casos de Covid-19.

APOIO DA FUABC

A Fundação do ABC está envolvida tanto no Mutirão de Cirurgias como nas consultas de avaliação pré-operatória aos sábados. Nesta primeira ação em 6 de agosto, participaram os AMEs Itapevi, Praia Grande, Santo André, Santos e Sorocaba, com total de 227 vagas ofertadas.

Durante as atividades, o AME Santos recebeu a visita do secretário de Estado da Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn. A unidade ofertou 50 vagas para avaliação de cirurgias eletivas, sendo 25 de hérnia e 25 de colecistectomia (retirada de vesícula). No AME Santo André também foram 50 vagas, sendo 15 para colecistectomia e 35 de hérnia.

Em Sorocaba, o Ambulatório Médico de Especialidade abriu 25 vagas na área de Gastroenterologia. Durante as consultas, o equipamento de saúde recebeu a visita do secretário executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro Adriano. Também acompanharam os trabalhos o deputado federal Vitor Lippi, o coordenador de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde, Flavio Benvenuto, a diretora do Departamento Regional de Saúde (DRS) XVI, Kely Schettini, além de representantes das Secretarias de Saúde de Sorocaba e de Itu.

O AME Praia Grande abriu agenda com total de 50 vagas, sendo 25 para colecistectomia e 25 para avaliação de hérnia. Por fim, o AME Itapevi realizou os trabalhos na sexta-feira (05/08) e no sábado. Ao todo foram 52 vagas divididas entre as áreas de colecistectomia e hérnia.

MUTIRÃO DE CIRURGIAS

O Governo do Estado de São Paulo anunciou em maio um programa para zerar a fila de mais de 538 mil cirurgias cadastradas na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). O objetivo é acabar com a demanda reprimida por meio de cirurgias extras na rede estadual, remuneração dobrada nos hospitais do Sistema Único de Saúde e a contratação de serviços privados. A estratégia tem duração prevista para quatro meses, contempla 54 cirurgias ofertadas no SUS em sete especialidades, como do aparelho circulatório, visão, digestivo e abdominais, osteomolecular e geniturinário, das glândulas endócrinas e em nefrologia.

AMEs da Fundação do ABC ofertam 227 vagas em ação para acelerar atendimentos no Mutirão de Cirurgias
Foto: Divulgação

_____________________________

Fonte: FUABC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *