Marangoni é convidado a apresentar projetos da Habitação para Governo da Guatemala

Marangoni é convidado a apresentar projetos da Habitação para Governo da Guatemala

Geral Política

O ex-secretário executivo de Habitação do estado de São Paulo, Fernando Marangoni, apresenta nesta terça-feira (23) ao governo da Guatemala, a PPP (Parceria Público-Privada) da Habitação — primeiro modelo social já visto no Brasil e em toda América Latina. O projeto foi desenvolvido em 2014, pelo atual governador do estado de São Paulo, Rodrigo Garcia, quando ainda era secretário de Habitação. Na ocasião, Marangoni foi subsecretário da iniciativa.


Em meio a campanha eleitoral, o candidato a deputado federal pelo União Brasil, irá palestrar, de forma remota, a ministros, deputados, empresários e lideranças da Guatemala, durante o evento realizado pela Agência Nacional de Alianças para o Desenvolvimento da Infraestrutura Econômica (Anadie) e Associação Nacional de Construtoras de Moradias (Anacovi).


De acordo com Marangoni, o governo da Guatemala conheceu a PPP durante o debate sobre assentamentos precários e regularização fundiária do Lincoln Institute of Land Policy e da Organizações das Nações Unidas (ONU) que aconteceu na Costa Rica, em 2019.


“É um dos maiores projetos já realizados no estado de São Paulo e em toda América Latina, voltado para habitação de interesse social. A PPP é um projeto grandioso idealizado pelo Rodrigo (governador) e que tive a honra de ser gestor, porque trabalha com a requalificação urbana e traz as pessoas de volta para morarem no centro expandido de São Paulo. Iniciativa que tem se tornado referência para Guatemala e outros países”, disse Marangoni.


A PPP da Habitação trata-se de um projeto inovador, desenvolvido para repovoar, revitalizar e modernizar o Centro Expandido da capital paulista, aproveitando a infraestrutura existente para ocupar áreas ociosas e reduzir o deslocamento de trabalhadores. É dirigido a pessoas que trabalham na área central da cidade, não podendo ser proprietário e/ou possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional e/ou ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.


A parceria prevê a construção de 3.683 unidades, sendo 2.260 unidades de Habitação de Interesse Social (HIS) e 1.423 unidades de Habitação de Mercado Popular (HMP). Até agora já foram entregues mais de 1.600 habitações de interesse social e 70 unidades de habitação de mercado popular na região central da capital. Também promoveu a revitalização da Praça Júlio Prestes, reforma do 2º Grupamento da unidade do Corpo de Bombeiros e a construção da creche municipal Nova Luz, para 162 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que está em funcionamento desde janeiro de 2020.


Os investimentos em habitação, serviços, áreas comerciais, obras de infraestrutura e equipamentos públicos estão sob responsabilidade da empresa Canopus Holding S.A. O Estado de São Paulo fará o pagamento mensal da contraprestação somente após a entrega das unidades, ao longo de 20 anos da vigência do contrato de PPP.

Marangoni é convidado a apresentar projetos da Habitação para Governo da Guatemala
Foto: Reprodução/Facebook

____________________________
Fonte: Assessoria/Fernando Marangoni

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *