No próximo sábado, 27/8, CEU São Rafael recebe concertos da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico executando grandes obras clássicas, com destaque para piano e voz

No próximo sábado, 27/8, CEU São Rafael recebe concertos da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico executando grandes obras clássicas, com destaque para piano e voz

Entretenimento

O projeto Municipal Circula, ação itinerante do Theatro Municipal de São Paulo, apresenta, junto aos concertos de seus corpos artísticos, espetáculo da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus

No mês de agosto, o Theatro Municipal de São Paulo, com o compromisso de ampliar e promover o acesso à sua programação, realiza mais uma grande apresentação do projeto Municipal Circula, que busca levar seus corpos artísticos a diversos espaços culturais nas periferias da cidade. No sábado, 27 de junho, às 11h, o espaço que abriga o espetáculo é o CEU São Rafael, que recebe dois concertos gratuitos, um da Orquestra Sinfônica Municipal e outro do Coro Lírico Municipal. A abertura do evento ficará por conta da Orquestra de Samba e Choro de São Mateus, que toca clássicos do choro, samba e bossa-nova.
 

Os solistas e os programas para as apresentações trarão um repertório especial para os amantes da música clássica e, também, para os que estão querendo conhecer grandes clássicos, entre árias e compositores. Na Orquestra Sinfônica Municipal, destaque para a pianista Cecília Moita e para as harpistas Jennifer Campbell e Paola Baron, que executam um programa que inclui a Peer Gynt Suite nº1 (10′) (I. Morning Mood, III. Anitra’s Dance e V. In the Hall of the Mountain King), do compositor norueguês Edvard Grieg; Parvis (6′), do Francês Bernard Andres; Intermezzo — Manon Lescaut (5′), do italiano Giacomo Puccini; Satin Doll (2’30″‘), dos pianistas de jazz americanos Duke Ellington e Billy Strayhorn; Trout (arr. John Thomas) (2’30”), do austríaco Franz Schubert; Sonata in Ré (3’40”), do pianista espanhol Isaac Albéniz; Danza nº1 de La Vida Breve (4′), do também espanhol Manuel De Falla e March from the Love of Three Oranges (1’40”), do compositor russo Sergei Prokofiev.
 

Já o Coro Lírico Municipal leva ao concerto a contralto Magda Painno; a soprano Caroline De Comi; o barítono Sebastião Teixeira; o tenor Miguel Geraldi e, ao piano, Marcos Aragoni. O programa vai contar com Largo al Factotum (ária da ópera O BARBEIRO DE SEVILHA), do italiano Gioachino Rossini; Habanera (ária da ópera CARMEN), do francês Georges Bizet; La donna è mobile (ária da ópera RIGOLETTO)Un dì, se ben rammentomi… Bella figlia dell’amore (quarteto da ópera RIGOLETTO) e Brindisi — I. “Libiamo, ne’ lieti calici” (dueto da ópera La Traviata), do compositor Giuseppe Verdi e Der Hölle Rache kocht in meinem Herzen (ária da ópera A FLAUTA MÁGICA), do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.
 

Como parte do projeto, ao longo do mês haverá exibições do filme Pedro e o Lobo, com a Giramundo Teatro de Bonecos e a Orquestra Experimental de Repertório, em instituições, ONGs, CEUs, CCAs e coletivos do bairro do Ipiranga que atendem prioritariamente o público infanto-juvenil.
 

Projeto Municipal Circula

Com o intuito de promover o acesso às criações artísticas do Theatro Municipal à periferia, o projeto Municipal Circula promove a circulação dos Corpos Artísticos do Theatro Municipal em várias regiões da cidade. O projeto consiste em apresentações gratuitas que acontecem até novembro de 2022 em várias instituições de diferentes bairros de São Paulo, e também no intercâmbio entre os artistas locais e artistas do Theatro. A programação conta com apresentações da Orquestra Sinfônica Municipal, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Coral Lírico, Coral Paulistano, Quarteto de Cordas da Cidade de São Pauloe convidados especiais,seguidas de exibições da animação Pedro e o Lobo, com a Giramundo Teatro de Bonecos e a Orquestra Experimental de Repertório e encontros de troca de experiências entre os corpos artísticos e os artistas locais.


SERVIÇO

Concerto da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico

Abertura: Orquestra de Samba e Choro de São Mateus
Sábado, 27/08
Local: CEU São Rafael
Horário: 11h
R. Cinira Polonio, 100 — Conj. Promorar Rio Claro, São Paulo/SP
 

SOBRE O COMPLEXO THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO

O Theatro Municipal de São Paulo é um equipamento da Prefeitura da Cidade de São Paulo ligado à Secretaria Municipal de Cultura e à Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
 

O edifício do Theatro Municipal de São Paulo, assinado pelo escritório Ramos de Azevedo em colaboração com os italianos Claudio Rossi e Domiziano Rossi, foi inaugurado em 12 de setembro de 1911. Trata-se de um edifício histórico, patrimônio tombado, intrinsecamente ligado ao aperfeiçoamento da música, da dança e da ópera no Brasil. O Theatro Municipal de São Paulo abrange um importante patrimônio arquitetônico, corpos artísticos permanentes e é vocacionado à ópera, à música sinfônica orquestral e coral, à dança contemporânea e aberto a múltiplas linguagens conectadas com o mundo atual (teatro, cinema, literatura, música contemporânea, moda, música popular, outras linguagens do corpo, dentre outras). Oferece diversidade de programação e busca atrair um público variado.
 

Além do edifício do Theatro, o Complexo Theatro Municipal também conta com o edifício da Praça das Artes, concebido para ser sede dos Corpos Artísticos e da Escola de Dança e da Escola Municipal de Música de São Paulo.
 

Sua concepção teve como premissa desenhar uma área que abraçasse o antigo prédio tombado do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e que constituísse um edifício moderno e uma praça aberta ao público que circula na área.
 

Inaugurado em dezembro de 2012 em uma área de 29 mil m², o projeto vencedor dos prêmios APCA e ICON AWARDS é resultado da parceria do arquiteto Marcos Cartum (Núcleo de Projetos de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura) com o escritório paulistano Brasil Arquitetura, de Francisco Fanucci e Marcelo Ferraz.
 

SOBRE A SUSTENIDOS

A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

No próximo sábado, 27/8, CEU São Rafael recebe concertos da Orquestra Sinfônica Municipal e do Coro Lírico executando grandes obras clássicas, com destaque para piano e voz
Foto: Rafael Salvador

____________________________

Fonte: Lucas Rezende
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *