Nova iniciativa: Fábricas de Cultura recebe inscrições para Banco de Projetos

Nova iniciativa: Fábricas de Cultura recebe inscrições para Banco de Projetos

Cultura & Lazer

Objetivo é selecionar propostas para compor programação de cursos e oficinas nas unidades das Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis

O programa Fábricas de Cultura está buscando novas propostas para cursos e oficinas a serem realizados nas unidades das zonas Norte e Sul da Capital e Região Metropolitana de São Paulo (Osasco e Diadema), e no Vale do Ribeira (Iguape), gerenciadas pela Poiesis. O Banco de Projetos das Fábricas de Cultura é uma iniciativa da área artística-pedagógica, responsável pelas ações de formação e tem como objetivo diversificar as linguagens artísticas oferecidas para as várias demandas do público.
 

De forma abrangente e dinâmica, o Banco de Projetos irá receber propostas de formação para os Workshops (Oficinas) a serem desenvolvidos na programação de férias (janeiro ou julho), com uma carga horária de duas horas; e/ou para os cursos regulares (Trilhas de produção), com uma carga horária entre 16 e 20 horas, distribuídas em encontros de duas a três horas de duração, ou entre 32 e 60 horas, distribuídas em encontros de três horas de duração. As propostas devem trabalhar com as seguintes áreas: Artes Visuais; Dança; Fotografia, Cinema e Vídeo; Gestão e Produção Cultural; Inovação e Tecnologias; Literatura; Música; e Teatro.
 

As pessoas interessadas devem encaminhar as propostas de projetos no formato PDF para um e-mail específico do setor artístico-pedagógico do Programa: acesse o contato e saiba mais sobre as informações que precisam ser apresentadas pelo site das Fábricas de Cultura (clique aqui).Entre os pontos que precisam constar nos projetos estão: informações detalhadas sobre as metodologias que serão trabalhadas; cronograma, classificação etária indicada para os participantes (entre 8 e 21 anos ou a partir de 14 anos) e descritivo da atividade (até 5 linhas).
 

As propostas serão avaliadas pela relevância conceitual, a clareza na apresentação de objetivos e justificativa, além do alinhamento com as diretrizes pedagógicas do Programa Fábricas de Cultura:

  • O estímulo sistemático à experimentação, à criação e à mediação com foco nas abordagens de caráter inter e transdisciplinar.
  • O compromisso com a promoção da equidade, com a inclusão da diversidade de sujeitos das comunidades em que estão inseridas as Fábricas de Cultura, bem como o pleno reconhecimento e valorização de suas identidades expressas no campo das relações étnico-raciais, das relações de gênero, da diversidade sexual e das relações intergeracionais.
  • O reconhecimento e a valorização dos repertórios pessoais dos participantes e de suas comunidades, a proposição de mediações entre esses repertórios e a produção ampla no campo da arte e da cultura.

O Banco de Projetos é uma iniciativa permanente e receberá propostas ao longo de todo o ano. Antes do início de cada semestre, uma equipe de profissionais multidisciplinar que atua nas unidades das Fábricas de Cultura gerenciadas pela Poiesis –Brasilândia, Capão Redondo, Diadema, Iguape, Jaçanã, Jardim São Luís, Osasco e Vila Nova Cachoeirinha — iniciará o processo de avaliação das propostas para seleção. O envio do projeto, contudo, não garante a seleção e contração dos interessados.
 

Para mais informações, entre em contato com a área (neste link). O Programa Fábricas de Cultura é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Nova iniciativa: Fábricas de Cultura recebe inscrições para Banco de Projetos
Foto: André Hoff / Divulgação

__________________________
Fonte: Poiesis – Coordenação de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *