Vereadora de Santo André propõe proibição da venda de narguilé para menores de 18 anos

Vereadora de Santo André propõe proibição da venda de narguilé para menores de 18 anos

Santo André Cidades Política

Segundo a autora Silvana Medeiros (PSD), a proposta tem o objetivo de desestimular aos jovens o fumo, que traz tantos males à saúde das pessoas, principalmente dos adolescentes

O narguilé é um dispositivo usado para o fumo de essências, de tabaco ou outras substâncias entre elas algumas psicoativas, que tem origem no Oriente Médio. Nos últimos anos, o dispositivo ganhou popularidade no Brasil.


A vereadora explica que o objetivo do projeto de lei é conscientizar pais e filhos sobre os danos que o narguilé causa à saúde das pessoas. Uma sessão de narguilé equivale a fumar cerca de 100 cigarros. As doenças mais comuns causadas por seu uso são câncer de garganta, boca e pulmão, além de leucemia e doenças respiratórias.


Caso o projeto seja aprovado e vire lei, também ficará proibida a venda de quaisquer produtos utilizados para o narguilé, como essências, tabaco, carvão vegetal e acessórios a menores de idade.


De acordo com o projeto, só poderá comprar o narguilé e demais produtos os maiores de 18 anos que comprovem a maioridade com a apresentação de documento com foto. O estabelecimento que não respeitar estará sujeito às penalidades previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente e do Código de Defesa do Consumidor.


O projeto está em análise nas comissões permanentes da Câmara e ainda não tem data definida para ser votado.

Vereadora de Santo André propõe proibição da venda de narguilé para menores de 18 anos
Foto: Divulgação

_________________________
Fonte: Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *